sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Você sabe qual é o seu Estilo na hora de Decorar?

Considerando fatores, como: cultura, nível social, entre outros, onde o ser humano busca a sua projeção emocional no lugar onde vive. Temos a necessidade de se identificar com objetos que tenham o poder de expressar nossos ideais de progresso, avanço tecnológico e avanço social. A concepção do espaço construído é, portanto fundamental para traduzir os sentimentos de identidade de seus usuários. Neste sentido, podemos dizer que a Arquitetura é Arte, pois como outras manifestações artísticas numa linguagem específica, expressa o ideal do homem. A "imagem" na arquitetura é a leitura de uma época.
O estilo de uma construção pode ser dado através da arquitetura, tais como: clássico, gótico, moderno, entre outros, ou pode ser definido pelo tipo de acabamento, portas e janelas, tais como: estilo escandinavo, provençal, toscano, entre outros.
Para auxilia-los, vou fazer um apanhado geral, dos principais estilos utilizados na decoração de interiores, em 3 posts.

1. ESTILO CLÁSSICO: Tem cores neutras e sóbrias, e tem como principal complemento os acessórios. Gracioso e convidativo, o estilo tradicional é atemporal e, embora não requeira peças antigas ou antiquadas, o ambiente que proporciona transporta-nos para a elegância e grandiosidade que enchia as casas dos séculos XVIII e XIX. A peça chave deste estilo é a mobília em cerejeira, lado a lado com mobiliário antigo – original ou reproduzido – tudo elaborado segundo um design muito rico e ornamentado, de preferência em tons escuros e intensos. É tradição juntar cores como verde-esmeralda, bordeaux e azul-marinho, a peças douradas, prateadas e de latão. Para um look tradicional mais contemporâneo, escolha cores mais suaves. Enquanto as texturas e tecidos devem complementar-se ao invés de combinarem na perfeição, os elementos decorativos devem ser minimizados, uma vez que as peças de grande porte são, por si só, já bastante elaboradas.


2. ESTILO PROVENÇAL: esse estilo é voltado para uma decoração mais romântica. Os tons são suaves e são usadas técnicas de envelhecimento. Os móveis são pintados de branco com acabamento de pátina e os detalhes ficam por conta de almofadas em estampas florais delicadas e enfeites delicados. Cheiro de lavanda, derivado de casas rurais e do modo de vida simples da região sudeste francesa.


3. ESTILO RETRÔ: Inspirado nos anos dourados, em épocas clássicas dos anos 20 aos anos 70, também conhecido com "old fashioned", essa moda está em alta e nos faz voltar ao passado, trazendo ambientes com linhas simples e sofisticadas, móveis grandes com formas ousadas, superfícies lisas, as cores vivas e design clean. No mercado já existe aparelhos e móveis em estilo retrô, mas com tecnologia avançada.


4. ESTILO COUNTRY: Móveis em estilo rústico voltado para a natureza. Muitos cestos de vime, pedras, teto sem forro e madeira envelhecida é o charme dessa decoração. Evidentemente, o estilo country ou rústico não é urbano, nem suburbano, mas antes uma visão idílica da vida rural norte-americana ou british de tempos passados, quando se vivia de forma simples e genuína, retirando da terra tudo o que era necessário para subsistir e ser feliz. Todo o mobiliário é rústico e rural, sendo que as marcas do tempo, profundas e gastas, são parte essencial de todo o charme deste ambiente. O uso de cor é reservado aos tons terra e ao branco-leite, ao contrário dos têxteis, que ganham vida com padrões vintage, onde abundam os quadrados, florais e listrados. A essência kitsch deste estilo é completada por elementos caricatos como cestos de vime e palha, potpourri, colheres de pau, cerâmica, latas decorativas e ainda muitas peças feitas à mão. Só faltam as colchas patchwork para aquecer as camas e uma tarte de maçã saindo do forno em forma de bolo.


(imagens do Google)
Continua...











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! E Bom decorar é terapia!!